Você segurou sua caneta errado a vida inteira
- escolaitalia
- 8 de mar. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 8 de mar. de 2020
Você sabia que é comum que crianças e adultos segurem o lápis ou caneta de forma incorreta e nunca se deem conta?
Dores na mão ou no braço que geram indisposição para fazer a lição, pode ser um sinal de que seu filho está segurando o lápis de maneira errada.
Principalmente na fase da alfabetização é muito importante ensinar a criança a fazer a pega adequada. Ela está em uma etapa da vida onde precisa direcionar muita energia para compreender e memorizar a relação entre as letras e os sons e isso por si só, já é exaustivo. Se começar a sentir dor enquanto escreve, pode vir a se desconcentrar e desmotivar.
Muitas vezes essa questão simples passa despercebida pois, tanto os professores quanto os pais, podem esquecer que isso (assim como o jeito certo de segurar a escova de dentes e os talheres) também deve ser ensinado.
Mas qual é o jeito certo?
A pega correta deve ser feita com três dedos. Usa-se o polegar e o indicador para segurar e o dedo médio para apoiar. Além disso, é preciso manter uma distância de aproximadamente 2 centímetros entre a ponta do lápis e o polegar.
Veja nas imagens abaixo:


Dicas úteis:
- Para ajudar a manter a posição correta, experimente fazer seu filho segurar uma bolinha de papel com o dedo anelar e “mindinho” enquanto escreve.

FONTE IMAGEM: UOL
- Você também encontra em papelarias alguns adaptadores de borracha que ajudam a manter a posição correta durante a escrita:
- Uma forma criativa de adaptador para quem não encontrar os modelos acima, feitos de borracha, é esse modelinho de clipe de papel. Olha como ficou legal e desempenhou a mesma função!
Lembre-se: Um olhar atento e ações simples, contribuem muito para o bom desempenho escolar dos pequenos!
Texto retirado do Blog "Olhar de Perto"
Autoria de: Marcela Zina www.facebook.com/marcelazinapsp/
Commenti